O BLOG DA BIBLIOTECA é um canal de comunicação com os usuários e através dos posts possibilita que os leitores fiquem informados.
BEM-VINDOS
SEU COMENTÁRIO FAZ A DIFERENÇA.
22 de dezembro de 2008
Viagem de estudos
Dia 18 de dezembro, a turma do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibidade da FABICO/UFRGS participou de uma viagem de estudos ao Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela. Durante a visita a professora Carla Kruger apresentou as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas na Biblioteca e finalizou o encontro declamando a poesia "O morcego", de Augusto dos Anjos.
6 de dezembro de 2008
Estante Pública
Estante Pública instalada na Av Nilo Peçanha , em Porto Alegre.
Texto extraído do blog: http://estantepublica.blogspot.com/
Esta ação é uma proposta independente do coletivo Estúdio Nômade, que também se faz presente ativamente enquanto criador de arte. A intervenção urbana já é uma linguagem conhecida deles, meio por onde já vêm fazendo algumas experimentações.
A Estante Pública n°1, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não tem seu foco principal no incentivo a leitura. A instalação urbana fala de algo mais. Os livros de Direito e Poesia juntos, instigam o observador a refletir sobre a união dessas duas idéias. A Estúdio Nômade está construindo uma plataforma de pesquisa, em que estuda a possibilidade de se criar espaços de convivência na cidade. Para isso é importante que as pessoas ocupem o espaço público e o tomem como sendo seu. A intervenção iniciada pela Estante questiona a falta de ousadia da população em geral em criar novas possibilidades no seu cotidiano. É muito mais do que oferecer livros para a comunidade, esta instalação fala de responsabilidade frente a criatividade e a vida.
"Para se agir com responsabilidade é importante ter uma consciência coletiva" (Nômade)
Segundo membros do coletivo Nômade, a arte deve ser um dispositivo de transformação pessoal/social, um instrumento de cura. Mas para poder usá-la com toda essa sua potência é importante ter um comprometimento ético-estético-político, que só acontece quando se tem atenção ao processo (pensamento circular) e não ao produto (pensamento linear).
A Estúdio Nômade é um grupo multidisciplinar que além de seus projetos independentes (como este), atua junto a marcas trabalhando de maneira diferenciada de comunicar e se relacionar com o público. Experiência, envolvimento, relação e conteúdo.
Sendo assim, a reação das pessoas frente a instalação é o principal material para o estudo, então a Estúdio Nômade pede a todos que mandem suas impressões e questionamentos para o blog, ou de alguma forma se façam escutar, para que se possa construir um diálogo dentro dessa temática.
Link reportagem ZH de 5/12: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2320330.xml
Foto: Danilo Christidis
Texto: E. N.
19 de novembro de 2008
Palestra com Ilza Cantarelli
ENCONTRO COM A ESCRITORA MÔNICA GUTTMANN
23 de outubro de 2008
Oficina de Dobradura
11 de outubro de 2008
DIA DO PROFESSOR
5 de outubro de 2008
Daniel Munduruku encantou os ouvintes com histórias indígenas
O bate-papo com o escritor despertou a curiosidade dos alunos sobre a cultura indígena.
SISTEMA CFB/CRBs lança projeto mobilizador para biblioteca escolar
Profissionais da biblioteconomia que trabalham em órgãos públicos, presidentes dos Conselhos Regionais, além de todos os conselheiros que compõem o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), participaram, no último dia 11 de setembro, no auditório do Ministério da Educação (MEC), do lançamento oficial do Projeto Mobilizador Biblioteca Escolar: Construção de uma Rede de Informações para o Ensino Público.
A apresentação do projeto foi feita pela segunda secretária do Conselho Federal de Biblioteconomia, Célia Simonetti Barbalho. "O projeto é muito oportuno porque reconhece o verdadeiro papel da biblioteca na escola e oportuniza o desenvolvimento do fazer de profissionais que nela atuam", revela Célia.
O Projeto pretende fortalecer as bibliotecas escolares do País, com recursos físicos adequados. Para a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues, o Projeto Mobilizador é fundamental devido ao momento histórico que o País vive. Nêmora fez uma pequena apresentação sobre o Sistema CFB/CRBs. "De agora em diante, após este lançamento, muitas ações serão desencadeadas. Pretendemos, com o Projeto Mobilizador, alcançar todos os municípios do Brasil", afirma.
Saiba mais sobre o PROJETO MOBILIZADOR:
http://www.cfb.org.br/PROMOBIL.pdf
1 de outubro de 2008
Bate-papo com Gabriel O Pensador
Dia 2 de outubro, os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de um bate-papo com o cantor, compositor e escritor Gabriel O Pensador. As obras "Um garoto chamado Rorbeto" e "Diário Noturno" foram poeticamente lidas por Gabriel para os alunos e professores do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Alguns alunos foram chamados para o palco e encenaram partes do livro "Um garoto chamado Rorbeto". O livro que ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura de 2006 e agora virou uma peça infantil, dirigida por Sura Berditchevsky.
Visite o site: www.gabrielopensador.com.br
OUTUBRO: mês Internacional da Biblioteca Escolar
A alteração para Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007. O anúncio foi feito pelo coordenador, Rick Mullholland do Canadá: "No princípio de Janeiro de 2008, o diretor executivo da IASL, sobre a recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o mês de Outubro, a partir de 2008. Esta alteração coincide com o décimo aniversário da IASL a celebrar as bibliotecas escolares. O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.
James Henri, President da IASL, afirmou "O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De fato, torna-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com atividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade."
O Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi redesenhado por Peter Rugendyke, da Austrália.
26 de setembro de 2008
Encontro com Nye Ribeiro
No dia 26 de setembro, os alunos da Educação Infantil a 3ª série tiveram um bate-papo com a escritora Nye Ribeiro. Na Feira do Livro deste ano, houve uma videoconferência com a autora e agora pôde se fazer presente no Colégio para autografar os livros Colorina: a árvore da vida, Lelé da Cuca, Bandeira da Paz, Roda de Letrinhas, Na venda tem. Em maio, muitos projetos de leitura foram desenvolvidos como, por exemplo, o "Colcha de Retalhos". O encontro com a escritora contribuiu para que os alunos se apaixonassem ainda mais pelas suas obras. Eles aprenderam que através da imaginação os livros abrem muitas janelas, de onde se pode ver, sentir e entender o mundo.
23 de setembro de 2008
ENQUETE: O que a biblioteca escolar significa para você?
A biblioteca escolar (BE) propicia informação e idéias fundamentais para seu funcionamento bem sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.
E para você, caro leitor, o que a biblioteca escolar significa?
Deixe seu comentário.
Texto completo em: http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf
18 de setembro de 2008
ENCONTRO COM ESCRITORES
O 1º ano desenvolverá atividades com o livro "Armando", de Mônica Guttmann e o encontro com a escritora será dia 14 de novembro.
Da 2ª a 4ª série o bate-papo será com o escritor Daniel Munduruku, no dia 1º de outubro.
De 5ª a 8ª série e Ensino Médio o encontro será com o cantor, compositor e escritor Gabriel, O Pensador no dia 2 de oututubro.
13 de setembro de 2008
Referências sobre Competência Informacional
CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10 n. 2, p. 178-193, jul./dez. 2005. Disponível em: ‹http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/2/150›. Acesso em: 10 set. 2008.
GUEDES, Clediane de Araujó; FARIAS, Gabriela Belmont de. Information Literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, jan./jun. 2007. Disponível em: ‹http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/viewarticle.php?id=87&layout=abstract›. Acesso em: 10 set. 2008.
MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007. Disponível em: ‹http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/49/90›. Acesso em: 10 set. 2008.
MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: ‹http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/83/76›. Acesso em: 10 set. 2008.
6 de setembro de 2008
Encontro com o escritor Daniel Munduruku
O escritor Daniel Munduruku visitará o Colégio no dia 1º de outubro. Os alunos do Ensino Fundamental, de 2ª a 4ª série, trabalharam os títulos Você lembra, pai?, A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor, Outras tantas histórias indígenas de origem das coisas e do universo. Após ouvir as histórias, os alunos irão recriar as obras através de ilustrações, dramatizações, poesias, maquetes e produções textuais. O bate-papo com o escritor contribui para que os alunos se apaixonem ainda mais pelas suas obras. Eles aprendem que através da imaginação os livros abrem muitas janelas, de onde se pode ver, sentir e entender o mundo.
Projeto Colcha de Retalhos
Em junho, os alunos participaram da hora do conto do livro “Colcha de retalhos”, da escritora Nye Ribeiro. A história revela a convivência de Felipe com sua avó. Uma avó que conta histórias e faz coisas gostosas... Enfim, aquela avozinha que todo mundo gostaria de ter. Recortando retalhos para fazer uma colcha, os personagens vão reunindo e costurando lembranças. Entre recordações engraçadas, tristes, alegres e embaraçosas, Felipe descobre o sentido da saudade, resgatando os valores das memórias que fazem parte da constituição da identidade de cada um.
Após a leitura, houve ampla discussão sobre os sentimentos, a família e a solidariedade. Graças ao apoio do Clube de Mães e dos alunos foram confeccionadas várias colchas de retalhos que foram doadas ao Hospital Beneficente São Carlos.
E, a partir de setembro, o tema a ser abordado será ‘virtudes’. De forma descontraída, criativa e prazerosa, os leitores trabalharão fábulas que significam ricas fontes de aprendizagem sobre os valores essenciais do ser humano como respeito, solidariedade, honestidade, fé e união. Estes parecem esquecidos em um contexto atual no qual a violência, o individualismo, a pobreza, a indiferença e a desesperança ganham espaço na vida das pessoas.
Todas essas atividades estimulam a produção de novos textos ou expressões orais relacionadas aos mais diversos contextos vividos em sala de aula, retratando, assim, o dia-a-dia dos alunos.
É dessa forma que a Biblioteca viabiliza um contato prazeroso das crianças com a literatura, sua magia e seus encantamentos. Eis nossa maneira de formar leitores competentes e despertar nos alunos o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas abordados na sua formação enquanto indivíduo.