BEM-VINDOS


SEU COMENTÁRIO FAZ A DIFERENÇA.


26 de setembro de 2008

Encontro com Nye Ribeiro



No dia 26 de setembro, os alunos da Educação Infantil a 3ª série tiveram um bate-papo com a escritora Nye Ribeiro. Na Feira do Livro deste ano, houve uma videoconferência com a autora e agora pôde se fazer presente no Colégio para autografar os livros Colorina: a árvore da vida, Lelé da Cuca, Bandeira da Paz, Roda de Letrinhas, Na venda tem. Em maio, muitos projetos de leitura foram desenvolvidos como, por exemplo, o "Colcha de Retalhos". O encontro com a escritora contribuiu para que os alunos se apaixonassem ainda mais pelas suas obras. Eles aprenderam que através da imaginação os livros abrem muitas janelas, de onde se pode ver, sentir e entender o mundo.


23 de setembro de 2008

ENQUETE: O que a biblioteca escolar significa para você?

Segundo o Manisfesto IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares:
A biblioteca escolar (BE) propicia informação e idéias fundamentais para seu funcionamento bem sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.

E para você, caro leitor, o que a biblioteca escolar significa?
Deixe seu comentário.


Texto completo em: http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf

18 de setembro de 2008

ENCONTRO COM ESCRITORES

Os alunos da Educação Infantil participarão do projeto do livro "Flora e Flau", de Heloisa Parenti e no dia 9 de outubro terão uma oficina de dobraduras com Gláucia Lombardi.
O 1º ano desenvolverá atividades com o livro "Armando", de Mônica Guttmann e o encontro com a escritora será dia 14 de novembro.
Da 2ª a 4ª série o bate-papo será com o escritor Daniel Munduruku, no dia 1º de outubro.
De 5
ª a 8ª série e Ensino Médio o encontro será com o cantor, compositor e escritor Gabriel, O Pensador no dia 2 de oututubro.

13 de setembro de 2008

Referências sobre Competência Informacional

CAMPELLO, Bernardete. O movimento da competência informacinal: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: ‹http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/26/22›. Acesso em: 09 set. 2008.

CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10 n. 2, p. 178-193, jul./dez. 2005. Disponível em: ‹http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/2/150›. Acesso em: 10 set. 2008.

GUEDES, Clediane de Araujó; FARIAS, Gabriela Belmont de. Information Literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, jan./jun. 2007. Disponível em: ‹http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/viewarticle.php?id=87&layout=abstract›. Acesso em: 10 set. 2008.

MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007. Disponível em: ‹http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/49/90›. Acesso em: 10 set. 2008.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: ‹http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/83/76›. Acesso em: 10 set. 2008.

6 de setembro de 2008

Encontro com o escritor Daniel Munduruku


O escritor Daniel Munduruku visitará o Colégio no dia 1º de outubro. Os alunos do Ensino Fundamental, de 2ª a 4ª série, trabalharam os títulos Você lembra, pai?, A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor, Outras tantas histórias indígenas de origem das coisas e do universo. Após ouvir as histórias, os alunos irão recriar as obras através de ilustrações, dramatizações, poesias, maquetes e produções textuais. O bate-papo com o escritor contribui para que os alunos se apaixonem ainda mais pelas suas obras. Eles aprendem que através da imaginação os livros abrem muitas janelas, de onde se pode ver, sentir e entender o mundo.



Projeto Colcha de Retalhos





Em junho, os alunos participaram da hora do conto do livro “Colcha de retalhos”, da escritora Nye Ribeiro. A história revela a convivência de Felipe com sua avó. Uma avó que conta histórias e faz coisas gostosas... Enfim, aquela avozinha que todo mundo gostaria de ter. Recortando retalhos para fazer uma colcha, os personagens vão reunindo e costurando lembranças. Entre recordações engraçadas, tristes, alegres e embaraçosas, Felipe descobre o sentido da saudade, resgatando os valores das memórias que fazem parte da constituição da identidade de cada um.

Após a leitura, houve ampla discussão sobre os sentimentos, a família e a solidariedade. Graças ao apoio do Clube de Mães e dos alunos foram confeccionadas várias colchas de retalhos que foram doadas ao Hospital Beneficente São Carlos.

E, a partir de setembro, o tema a ser abordado será ‘virtudes’. De forma descontraída, criativa e prazerosa, os leitores trabalharão fábulas que significam ricas fontes de aprendizagem sobre os valores essenciais do ser humano como respeito, solidariedade, honestidade, fé e união. Estes parecem esquecidos em um contexto atual no qual a violência, o individualismo, a pobreza, a indiferença e a desesperança ganham espaço na vida das pessoas.

Todas essas atividades estimulam a produção de novos textos ou expressões orais relacionadas aos mais diversos contextos vividos em sala de aula, retratando, assim, o dia-a-dia dos alunos.

É dessa forma que a Biblioteca viabiliza um contato prazeroso das crianças com a literatura, sua magia e seus encantamentos. Eis nossa maneira de formar leitores competentes e despertar nos alunos o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas abordados na sua formação enquanto indivíduo.