BEM-VINDOS


SEU COMENTÁRIO FAZ A DIFERENÇA.


3 de março de 2009

EAD promove a inclusão e inova em acessibilidade



PARABÉNS PROFª LIZANDRA! FICO FELIZ EM FAZER PARTE DESTE GRUPO.

Matéria publicada no Correio do Povo do dia 1º março de 2009.

Simone Lopes
Volta às aulas significa retomar estudos, pesquisas, atividades escolares, além de realizar visitas mais frequentes à biblioteca. Ao pensar este espaço, nossas mentes remetem-se às imagens de livros, mesas e cadeiras para apurar informações. No entanto, para a professora doutora Lizandra Estabel, que é coordenadora pedagógica do curso de especialização 'BIBLIOTECAS ESCOLARES E ACESSIBILIDADE', da FABICO/UFRGS, essa ideia vai muito além disso. E esse é um dos objetivos que o curso está desenvolvendo junto aos 35 alunos que integram o pós-graduação. Eles são oriundos de Porto Alegre, de cidades do interior do RS, e também de outros estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Paraíba.
Conforme Lizandra, trata-se do primeiro curso, no país, na modalidade Ensino à Distância (EAD), que apresenta proposta diferenciada voltada a bibliotecários e professores que atuam nessa área. 'Nossa meta é a inclusão. É oferecer a todos a possibilidade de acesso e de uso das tecnologias da comunicação, ou seja, a acessibilidade para todos, com suas diferentes necessidades especiais', explicou. Lizandra salientou que a experiência em sala de aula contribuiu para a elaboração de um currículo que atendesse à demanda e ampliasse o acesso ao conhecimento. 'Esse processo de inclusão envolve desde a produção do material didático on-line, que é disponibizado em um ambiente EAD com diversas ferramentas – bate-papo, correio eletrônico, portfólio, entre outras, – até a construção de um espaço físico adaptado para cadeirantes e leitor de tela.
O curso começou em julho de 2008 e já teve dois encontros presenciais. O retorno das atividades EAD será em março. Há grande expectativa dos alunos e dos tutores, visto que serão finalizados os blogs iniciados no módulo anterior. 'Este processo é muito interessante, visto que o usuário acessa e ao mesmo tempo produz a informação. Esse leque de possibilidades e de troca é instigante', observou Lizandra. Segundo ela, no próximo módulo serão trabalhadas as disciplinas de acessibilidade e produção de mídias (áudio, imagem e todos os recursos da web, a partir de softwares gratuitos). A professora da Ufrgs lembrou que, na biblioteca, são armazenados todos os tipos de informação. 'Pretendemos expandir esse processo, tornando um acervo diversificado', destacou. 'Imagina quanto material é produzido nas escolas em diversas mídias e contextos e acaba se perdendo? Buscamos ampliar esse conceito e a prática do acesso e do uso da informação', ressaltou.

Nenhum comentário: