BEM-VINDOS


SEU COMENTÁRIO FAZ A DIFERENÇA.


29 de março de 2010

VESTIBULAR 2011 UFRGS - LEITURA OBRIGATÓRIA


Para o Concurso Vestibular 2011, será exigida a leitura das seguintes obras:

1. Basílio da Gama - O Uraguai;
2. José de Alencar - Lucíola;
3. Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa

( 1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra , 3. Grandes S ão os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta );
4. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas;
5. Contos de Machado de Assis - O Caso da Vara, Pai contra Mãe, Capítulo dos Chapéus;
6. Eça de Queirós - O primo Basílio;
7. Manuel Bandeira - Estrela da vida inteira;
8. Cyro Martins - Porteira Fechada;
9. Guimarães Rosa - Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor);
10. Dias Gomes - O Pagador de Promessas;
11. Rubem Fonseca - Feliz Ano Novo;
12. Cristóvão Tezza - O Filho Eterno



Os títulos estão disponíveis na Biblioteca.


Retire o seu e BOA LEITURA.

26 de março de 2010

Biblioteca é lugar de...

Passear...

Pesquisar...


Descobrir...


Encontrar com escritores...

Michele Iacocca

Brincar...


Ouvir histórias...



Ler...



Neste mês de março foi assim que iniciou as atividades na Biblioteca José de Alencar.

Além de matar a saudade, os alunos ouviram uma história sobre os cuidados com os livros, dançaram cantigas de roda e passearam pela Biblioteca para conhecer a organização do acervo.

As portas para o mundo do encantamento estão abertas e com novidades para o mês de Abril.
Venha visitar a Biblioteca!

19 de março de 2010

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A Biblioteca Digital Mundial desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA e apoiada pela UNESCO, disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
De acordo o site, a Biblioteca Digital Mundial possibilita “descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem - mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Além dos itens poderem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. Características especiais incluem agrupamentos geográficos interativos, cronologia, sistema avançado de visualização de imagens, além de capacidades interpretativas.”

Visite a BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Fonte: http://www.wdl.org/pt/

15 de março de 2010

Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade


Hoje, dia 15 de março, conclui o Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade, na UFRGS com a defesa do TCC intitulado "Uso da Web 2.0 no relacionamento biblioteca-usuário: estudo de caso do Blog da Biblioteca José de Alencar", orientação da Prof. Dra. Lizandra Brasil Estabel.

Agradeço à Direção do Colégio N. S. de Lourdes pelo apoio e também aos alunos que participaram da pesquisa sobre o Blog da Biblioteca. Em especial dedico esta conquista a minha família, que soube estar presente incentivando e apoiando mais esta etapa importante da minha vida.

Em breve, o trabalho de conclusão estará disponível para acesso online.


10 de março de 2010

5 de março de 2010

2010 - ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Com o propósito de aumentar a tomada de consciência de todos os povos sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e sobrevivência da humanidade, a ONU declarou o ano de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade.

Com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade.

Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:

  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.

  • Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.

  • Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.

  • Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.

  • Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

Mais informações: http://www.peaunesco.com.br/

Fonte: Diretrizes - Convenção sobre a Diversidade Biológica