O projeto de modernização das Bibliotecas Públicas que integra o programa de Governo e as ações de gestão da Secretaria de Estado da Cultura começou a ser implantado na terça-feira, 13 de setembro. O Governo do Estado lançou o programa Biblioteca Viva RS, às 14h, no Ginásio Municipal de Boqueirão do Leão.
Serão disponibilizados recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 1 milhão para a modernização de bibliotecas públicas municipais. Metade dos recursos será destinada à compra de novos livros, o que não ocorre há mais de 10 anos no Estado.
O edital foi lançado no dia da cerimônia e o programa integra o Plano Estadual do Livro e Leitura. Podem concorrer ao edital 50 municípios com até 10 mil habitantes, e cada projeto poderá solicitar no máximo R$ 20 mil. O edital completo está no disponível no site em www.cultura.rs.gov.br, em editais .
O projeto deverá contemplar os seguintes critérios de distribuição:
a) aquisição de acervo: mínimo de 50% do valor do prêmio;
b) aquisição de equipamentos de informática e audiovisual, mobiliário: máximo de 50% do valor do prêmio.
A proposta de aquisição de acervo deverá prever:
a) livros de literatura infantil, infanto-juvenil e adulto;
b) somente livros de literatura (romance, novelas, contos, crônicas e poesia) rio-grandense, brasileira, latino-americana e universal;
c) 1 (uma) enciclopédia de grande porte (caso a biblioteca possua enciclopédia de grande porte), quadrinhos; áudio-livros e braile.
A proposta de aquisição de equipamentos de informática e audiovisual deverá contemplar, pelo menos, a compra de 2 (dois) computadores com leitor de DVD e equipamento de sonorização, 1 (uma) impressora multifuncional e 1 (um) projetor multimídia (caso a biblioteca possua projetor multimídia, poderá dispensar a compra deste item, desde que devidamente comprovado.
Texto:Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom
Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário