BEM-VINDOS


SEU COMENTÁRIO FAZ A DIFERENÇA.


20 de maio de 2010

Desvendando os livros de Julio Emilio Braz







Lendo os livros de Júlio Emílio Braz foi possível desvendar os acontecimentos do nosso cotidiano com um olhar mais criterioso. O enredo criado pelo escritor possibilitou reflexões das entrelinhas do texto e instigou os leitores a trocar ideias sobre os assuntos tratados nas obras acima. A partir desta constatação, as professoras de Língua Portuguesa Elisângela e Kátia abrem um espaço de diálogo no Blog da Biblioteca para oportunizar um momento de troca de ideias e expressão da opinião do leitor.


PARTICIPE RESPONDENDO:

Do livro que você está lendo, do autor Júlio Emílio Braz, qual foi a parte que mais chamou a sua atenção? Por quê?


Sua opinião é importante.


E mais...


Os leitores que deixarem comentários no Blog concorrerão a diversos títulos do escritor.

PARABÉNS AOS ALUNOS QUE JÁ POSTARAM SEUS COMENTÁRIOS.

85 comentários:

JPM disse...

Olá,
Tive contato com este blog no da Maratona Literária.
Agora vim conhecê-lo e seguí-lo.
Desde já são convidados a visitar o meu.
Saúde e felicidade.
João Pedro Metz

Anônimo disse...

Olá,
Os livros do escritor Julio Braz abordam assuntos bastante polêmicos e atuais, gostei de vários e é dificil adotar apenas um. Sobre o bulyng acredito que é o mais lido e procurado pois está sendo um assunto que está em todas as mídias e se tornou um assunto preocupante para pais e professores.

Anônimo disse...

foi muito legal

nome:leonardo dias gasperin
turma62

Anônimo disse...

Gostei do livro, pois tudo que está lá é verdade, conta como as crianças pobres tem de trabalhar para comer. Diz coisas que são de nossa realidade e de todo o mundo.


Bruno De Cezaro
Turma: 62

Anônimo disse...

O livro é muito bom, eu gostei da parte que Eli e Edi recomeçaram a escola, porque isso é muito importante para todos.

nome: Renato augusto
Turma: 62

Anônimo disse...

INFÂNCIA ROUBADA

achei esse livro muito importante para nossa vida pois nos ensina que a vida é muito sagrada e preciosa para reclamarmos dela. Nesse livro tivemos como exemplo o caso de Eli e Edi, que dedicam a vida trabalhando afim de conseguir alguns trocados para a família.

Gabriel Cruz Turma: 62

Anônimo disse...

O livro mostra aos leitores o trabalho ilegal que ocorre com inumeras crianças do Brasil(principalmente).
A parte que mais gostei foi no final, em que Eli e Edi vão para a escola graças a ajuda de uma professora, mas a parte mais triste foi quando um garoto foi eletrocutado enquanto apanhava laranjas,mas recebeu o funeral adequado.
Celso - 62

Anônimo disse...

O livro é legal e com ele tivemos a oportunidade de ver como é a vida das crianças que trabalham.
Bruna de Bona
Turma:62

Anônimo disse...

Julio Emilio Braz nos proporcionou a leitura do livro Infancia Roubada que nos mostrou a dificuldade que muitas crianças enfrentam com o trabalho infantil no Brasil.
Natália Piccoli. Turma 62

Anônimo disse...

Aprendi muito com o seu livro,Infância Roubada,pois agora sei que tenho que valorizar a casa,o alimento,a escola,a família e todas coisas importantes que tenho e não dou importância.
Nome:Regina Dall'Osbel.
Turma:62

Anônimo disse...

INFÂNCIA ROUBADA
Este livro foi muito importante pra mim,pois aprendi que não devo reclamar da minha vida pois tenho uma vida muito boa e tem pessoas que tem a vida bem pior.

Lucas Tafarel
Turma: 62

Anônimo disse...

O livro me marcou naquela parte em que eles falam que no café da manhã eles so comem quando tem pão, tambem que eles não tem tempo para brincar e querem muito ir para a escola e o tonhão não deixa eles trabalhar só meio dia para a outra parte do dia estudar, e tambem se eles chuparem uma laranja eles tem que pagá-la no final do mês.Agora sei que tenhoque valorizar as minhas coisas. Lucas Eduardo Zanco 62

Anônimo disse...

O livro relata o trabalho infantil das crianças hoje em dia.Essas crianças acordam de madrugada para ir trabalhar na panha de laranja,e no final do dia ganham apenas uma pequena recompensa.
Me marcou a parte em que as crianças chupam a laranja e tem que enterrar a casca para que Tonhão não descubra.
Marcelo F.S. - 62

Anônimo disse...

o livro é muito bom, nele ha realidades no dia-a-dia de muitas crinças que não tem o que comer e tem que trabalhar para poder comer.



gabriel quadros constantino

turma 62

Anônimo disse...

Nós no dia de hoje não temos tanta vontade de estudar pois achamos a escola um ambiente chato.Muitas crianças que não tem os mesmos privilégios que nós e acham o contrário disso.O livro conta uma história muito bonita e vale a pena ler ele.

Laura Corte
Turma 62

Anônimo disse...

O livro fala de várias histórias que acontecem em algumas cidades e no mundo inteiro.Vamos exigir nossos direitos de criança.
frase:"A volta pra escola traz muitas vezes a felicidade a muitas crianças."
Nome: Rosana Oroski
Turma: 62

Anônimo disse...

Com o livro Infância Roubada,aprendi muitas coisas,entre elas a dar mais valor ao estudo,a casa,a família,o alimento e os amigos que tenho.Também aprendi que tenho que aproveitar a minha infância,pois ela é uma das fases mais importantes da minha vida.
Nome:Gabriela Pessutto Valentini
Turma:62

Anônimo disse...

O livro Infância Roubada mostra a discriminação do trabalho infantil, ele mostra como crianças inocentes trabalhando na panha de laranjas acordando muito antes do sol nascer, e ainda assim sem o direito de poder chupar uma só laranja no dia inteiro, isso me fez pensar em minha vida,em como sou um menino muito privilegiado de ter um bom estudo e todos os dias ter uma mesa farta com bastante comida pra me satisfazer. Patrik 62

Anônimo disse...

Aprendi com esse livro que apesar de pessoas serem pobres não quer dizer que são diferentes, e além de trabalharem e ganhar pouco dinheiro eles dividem o pouco que tem para lanchar. E nós, que temos muito não damos nem um pouco que temos. Devemos aprender a dar valor ao que temos e compartilhar.

Nome: Samuel Z.Malta
Turma: 62

Anônimo disse...

Achei muito legal! os valores que o Júlio aborda! é interessante, pois mostra a realidade de hoje!
Amanda Bono 71

Anônimo disse...

O livro que a 7ª leu foi Não é o fim do mundo.Achei muito interessante a maneira como o problema foi resolvido,pois na maioria das vezes os professores resolvem ameaçando chamar os pais para ir na escola, então a criança fica com medo e acaba parando de fazer o que que esta fazendo de errado,mas o modo como a professora Tereza resolve é um modo criativo e que dá certo.
Paula Mognon-71

Anônimo disse...

Eu gostei da parte do livro Infancia Roubada que o amigo de Eli e Edi morreu na plantação pois foi uma parte muito triste para mim




Nome:Gabriel Miranda
Turma:61

Anônimo disse...

A parte em que mais me chamou a atençao foi a parte em que Juca morreu eletrecutado.
Oberdan
61

Anônimo disse...

A parte que eu mais gostei no livro "Infancia Roubada" foi quando a mãe de Eli e Edi foi procurar a professora, arriscando seu emprego, para poder colocar as crianças na escola.

Julia Mandelli
turma 61

Anônimo disse...

A parte que eu mais gostei do livro "Infancia Roubada" foi quando Eli e Edi foram para escola, pois a escola é muito importante para a nossa vida.

Giulia Alves de Cesaro
Turma:61

Anônimo disse...

Adorei o livro, a parte que mais me chamou atenção foi a que Juca foi pegar laranjas em uma árvore e tocou em um fio elétrico e morreu eletrocutado.


Aluno: Luiz Alfredo

Turma: 61 Série: 6ª

Anônimo disse...

Eu gostei do livro Infância Roubada
é muito interessante, pois retrata o trabalho infantil.

Nome:Yuri Gosenheimer
Turma:61

Anônimo disse...

Gostei muito do livro, mas a parte que mais me chamou atenção foi quando Eli e Edi conseguiram ir para a escola.



Aluno: Lucas Colombo

Turma: 61 Série: 6ª

Anônimo disse...

A parte do livro que mais me chamou atenção foi quando as crianças estavam trabalhando pesado na colheita de laranjas!
Matheus
61

Anônimo disse...

Infância Roubada
O livro de Julio Emílio Braz traz para nós a realidade da vida de crianças que trabalham.
A parte que mais me chamou atenção foi no final, quando Eli e Edi conseguiram ir para a escola, com a ajuda de uma professora.
Maria Eduarda.
61

Anônimo disse...

Olá!
Gostei muito do livro ''Infância Roubada.''
Chamou-me bastante atenção o tema do livro: a exploração do trabalho infantil! turma 61

Anônimo disse...

Infância Roubada
A parte que me chamou mais a atenção foi quando o Juca morreu todas as pessoas que trabalhavam na panha ficaram triste.
Marjana
61

Anônimo disse...

Aprendi a dar valor a tudo que tenho, o livro Infância Roubada nos ensina a interagir com o livro e viajar no país da imaginação.Que nos mostra a realidade infantíl de hoje, que é o trabalho infantíl, muitas vezes humilhando e disprezando crinças que tem um dom enorme de se estudar, e de ler o livros do tio Julio.

Luiz Felipe Lorandi 61

Anônimo disse...

Gostei muito do livro Infância Roubada pois fala do trabalho infântil que é ilegal.

Nome: Vinicius Zuanazzi
Turma: 61

Anônimo disse...

Eu adorei o livro Infância Roubada. A parte que eu mais gostei e achei mais triste foi quando um menino morreu eletrecutado.



Nome:Gabriel Ticiano Lucchese
Turma:61

Anônimo disse...

Eu gostei do livro, porque ele te mostra histórias reais de crianças que trabalham na panha de laranja.
Além disso, também mostra a realidade de muitas crianças, que por um acaso não tem metade do que nós temos. Então dê mais valor as suas coisas e toda vez que for reclamar do que tem pense nessas crianças.
Nome: Carlos Eduardo
Série ( turma ):6º 61

Anônimo disse...

A parte que eu mais gostei do livro "Infância Roubada" foi a parte que Eli viu o ônibus da escola passar, pois mostrou como quem tem condições de ir à escola reclama, e quem não tem condições adoraria estar no lugar de que está indo à escola, pois quem tem condições nunca dá valor! Toda criança deve ter o direito de frequentar, estudar e aproveitar a escola :) Carolina Masson-61

Anônimo disse...

Eu achei o livro muito legal, mas a parte que mais me marcou foi quando eles foram pra escola com a ajuda da professora e quando o menimo morreu eletrocutado
Nome:Julio
Turma:61

Anônimo disse...

Eu aprendi a valorizar as coisas que eu tenho, pois tem crianças que tem que trabalhas para ganhar dinheiro para poder sustentar a família.
Marcelo Spinelli 61

Anônimo disse...

Gostei do livro, pois ele me mostrou que nem toda criança tem o privilégio de ter um bom ensinamento em uma escola. Nós, que temos possibilidade de estudar, não damos valor. Devemos dar valor, pois nem todos tem possibilidade!
=)
Nome: Clara N Sachet
Turma:61

Anônimo disse...

Eu gostei do livro Olhar de Azul, pois mostra a realidade de algumas pessoas que não têm uma vida como a nossa. Com mais problemas, eles não podem correr ao ar livre, não podem brincar e não podem ser livres e nem viver a vida normalmente, pessoas que devem ser tristes por não poder andar.
Luis Henrique Colombo
52

Anônimo disse...

O livro "O Olhar de Azul" aborda assuntos sobre pessoas com deficiência que sofrem preconceito...
Eu achei muito interessante por abordar esse assunto, que muitas pessoas sofrem com isso.

Gabriel Salazar.
turma:52.

Anônimo disse...

Olá,
os livros do escritor Julio Emilio Braz são livros que as vezes parecem realistas,também eu li o livro Olhar de Azul,esse livro fala sobre uma menina q tem paralisia infantil,ela nao gostava do nome por isso ela gostava de ser chamada de azul por que ela gostava da cor azul,e tambem recomendo o livro Olhar de Azul.

Maurício Maggioni 52

Anônimo disse...

Eu gostei do livro Olhar de Azul, pois mostra a realidade de algumas peesoas que não podem ser como nós. Não podem correr ao ar livre, brincar, pessoas que não são felizes por não poder andar como nós, pessoas que não podem viver com os pais e precisam ficar em hospitais.
Luis Henrique Colombo
52

Anônimo disse...

Eu achei o livro O olhar de Azul muito legal, pois trata de um assunto muito importante que acontece no dia-a-dia de algumas pessoas, isso deve ser resolvido. Pessoas que têm problemas mentais ou deficiências físicas, alunos bem de vida, ricos, ficam tirando sarro dessas pessoas com problemas como diz o velho ditado "nada como um dia após o outro".
Nome: Elizeo Bortoncello Filho
52

Anônimo disse...

eu li o olhar de azul achei muito interesante o autor abordar assustos atuais da paralisia infantil ele entrou na historia da personagem eu achei o olhar de azul atraves da minha profesora eu achei ótimo, e consertesa informarei esse livro aos meus amigos, colegas e parentes.
Pedro Henrique Engster
52

Anônimo disse...

Eu fiquei muito surpresa por ter lido esse livro "O olhar de Azul", pois são poucos escritores que falam sobre doenças como poliomielite(paralisia)e é um livro maravilhoso de se ler, mas vamos logo ao que interessa... A parte que eu achei mais importante foi quando ela falou de sua mãe, pois temos que saber agradeçer por termos uma mãe que nos cuide, que nos dê amor, carinho e uma vida maravilhosa. E a Azul fala sobre sua mãe no livro dizendo que ela ficava do lado da cama dela estudando. Do lado da mãe de Azul ficava uma pilha de livros e assim, depois de ter estudado muito,fazia perguntas para os médicos e os médicos nao sabiam responder direito, pois não tinham estudado tanto como ela. Também achei importante no final do livro a reportagem falando que Eliana ficava pintando com a boca quadros para passar o tempo e assim foi passando a vida...

Nome: Camilla Panassol

Turma:52

Anônimo disse...

olá
Eu gostei muito do livro O Olhar de Azul, que conta sobre uma garota chamada Azul que sofre de uma doença chamada de paralisia. No livro, também conta sobre o primeiro amor de Azul e como o "olá" se tornou um "adeus".

Melissa Baú da Cas
52

Anônimo disse...

o livro O olhar de Azul é muito interessante, pois fala de uma menina que sofria de paralisia infantil, e ela se apaixonou por um médico, mas o médico desapareceu.
A parte que eu mais gostei foi quando ela viveu o romance com o médico.
Nome:Eduardo Rambo
Turma:52

Anônimo disse...

Oi!
Eu estou lendo o livro ♥O Olhar de Azul♥ e a parte que gostei mais foi quando o médico estagiario levou flores para Azul!

Anônimo disse...

Oi!
Eu estou lendo o livro ♥O olhar de Azul♥ e a parte que eu gostei mais foi aquela que o medico estagiario levou flores para Azul!.

Anônimo disse...

Eu gostei de todo o livro O Olhar de Azul, eu não tenho como escolher uma parte, pois ele me interessou bastante como um todo. O livro me ajudou muito a lutar contra preconceito,eu nunca tive preconceito na vida, mas eu posso ter a qualquer momento. Mas eu quero dizer sobre minha parte preferida, a parte que ela diz que as flores são a esperança, o mundo,a vida,tudo para ela.
Caroline Stefani Suzin
Turma:51

Anônimo disse...

Oi!
Estou lendo o livro *Olhar de Azul*.A parte que mais gostei foi quando a Azul contou sobre o jardim imaginário.Essa parte me deixou meio emocionada.
Valentina Piazza
51

Anônimo disse...

Olá!
Eu li o livro •O olhar de azul•e a parte que mais me emocionou foi a parte em que a Azul conta como as pessoas tinham preconceito com ela,diziam que ela era um fardo para sua mãe etc.
Paula G. Gasperin
turma 51

Anônimo disse...

Oi!
Estive lendo o livro ♥ O olhar de Azul♥ e a parte mais legal foi aquela do médico estagiario que levou flores para a Azul!.

Rafaela M. Ranci♥

Turma:51♥

Anônimo disse...

Eu adorei as historias do livro e da capa pois fala sobre deficientes físicos e mentais

Anônimo disse...

Nome do Livro: O Olhar de Azul.
A parte que mais me chamou atenção foi quando ela se apaixona pelo médico, e um tempo depois ela beija-o e ela fica muito feliz, e ela conta para a mãe dela e a mãe dela duvida e não pensa e depois fala que era mentira e diz que uma pessoa que tem paralisia infantil não pode se apaixonar e beijar uma pessoa.
Nome: Felipe
Turma/Série:51/5ª.

Anônimo disse...

Eu gostei do livro O Olhar de Azul,pois ele me ajudou muito a não ter mais preconceito,esse livro aborda uma mulher jovem que tem paralisia infantil desde criança, que acha que não tem chance de se casar, e minha parte preferida foi quando ela começa a acreditar que começa a ter um final feliz!
Cristhofer Lerin Borges
Turma:51

Anônimo disse...

Olá!
Estive lendo o livro "O olhar de Azul". Este livro é muito importante, pois pode ajudar muitas pessoas com o mesmo problema a seguirem em frente
Nome:Lucas Turma:51

Anônimo disse...

Eu gostei da parte que ela falou que o nome dela não era Azul, era só o apelido.
Livro: O olhar de Azul.
Bruno César Brustolin.
51

Anônimo disse...

O Olhar de Azul
Este livro é muito legal que conta a história de uma garota que vivia no hospital porque tinha paralisia infantil,até que encontrou um médico e ela se apaixonou por ele.

Mateus De Cesero-51

Anônimo disse...

Eu gostei da parte que ela se apaixona pelo médico.
Livro: O olhar de Azul.
Allan
Turma: 51

Anônimo disse...

Muito legal esse livro!!Muito bom!!

Anônimo disse...

Oi!!
Gostei muito do livro de Julio Emilio Braz, Abre-te Sésamo. É muito bom para poder se informar sobre drogas,que hoje em dia é um problema bem comum, e sobre muitos outros problemas que as envolvem.
Nome: Ana Luiza Bertani.
Turma: 81

Anônimo disse...

O livro Ábre-te Sésamo é uma leitura muito interessante,fala sobre um assunto que infelizmente vemos muito hoje em dia. O que eu achei mais interessante no livro foi a vontade de Angélica de livrar-se das drogas.Recomendo este livro para os pais dos viciados em drogas e os jovens que querem saber o que se acontece quando nos metemos com drogas.

Luiza Thais Crippa,Turma 81

Anônimo disse...

O livro tem informações importantes para o desenvolvimento dos jovens, pois assim crescem tendo mais conhecimento.Achei o livro muito criativo e legal
a palestra também foi muito divertida e construtiva para todo mundo da escola.
Matheus Kunz
Turma 81

Anônimo disse...

O livro Abra-te Sésamo é muito interessante pois aborda um assunto muito importante.
Larissa Busetti 81

Anônimo disse...

Muito bom esse livro!!

Nome:Renan
Turma:81

Anônimo disse...

O livro do Julio Emilio Braz foi muito bom para o aprendizado e para nunca entrar nas drogas.
A palestra dele foi muito boa.
Leonardo Mandelli Fontana.
Turma 81

Anônimo disse...

Oie....
O livro "Abre-te Sésamo" do Julio Emilio Braz é um livro que quer mostrar a vida de vicio dos adolecentes,demostrando sobre as drogas e como é difícil largar depois de esperimentar....
Nome: Liz Lin
Turma: 81

Anônimo disse...

o livro trata de um assunto muito bom.AS drogas sao um dos maiores perigos principalmente na adolescensia.

Muito bom o livro

Anônimo disse...

Adorei a obra Abre-te-Sésamo, trata-se de um assunto muito polêmico que são as drogas, mostra como é difícil sair do vício e por isso nos aconselha a nunca usar.

Elisa Carrer De Cesero

Anônimo disse...

O livro "Abra-te, sésamo!" do Julio Emilio Braz, foi bem interessante porque mostrou como é a vida de uma pessoa que envolve com drogas, como fica os amigos, a família, e como ela reverteu a história.

Larissa E. 81

Anônimo disse...

Esse livro é muito bom, pois ele nos mostra a realidade da vida de um viciado em Crack.Ajuda a nos conscientizar que não devemos entrar nessa furada.

Nome:Renan
Turma:81

Anônimo disse...

O livro é muito interessante, pois trata de assuntos muito importante para todos.

Gostei do livro!

Lucas Chiele-turma 81

Anônimo disse...

o livro Abre-te Sésamo tem como tema principal as drogas, que é um assunto muito atual hoje em dia.
Rovana Silocchi 81

Anônimo disse...

Oi!
Foi muito bom ler o livro Abre-te Sésamo do escritor Julio Emilio Braz, pois trata de assuntos presentes na nossa vida e que muita gente esta enfrentando.
Nome: Laura Fiorese
Turma:81

Anônimo disse...

o livro abra-te,sesamo criado por Julio Emilho Braz é um livro que ajuda os jovens a ter conhecimento sobre as drogas e o que acontece no nosso organismo.eu gostei muito dece livro e recomendo para todas as pessoas.
nome:Victor Ferreira
turma:81

Anônimo disse...

Achei o livro Abre-te Sésamo muito interessante, pois trata de um assunto muito comentado por todos hoje em dia.O livro trata sobre uma viciada chamada Angélica, que enfrente várias etapas para conseguir a sua recuperação.
Recomendo o livro a todos que o queiram ler, pois fala sobre a realidade de um mundo repleto de drogas.
Luísa Baltazar Bortoluci

Anônimo disse...

O livro é muito bom porque trata de assuntos que são muito importantes hoje em dia , gostei muito do livro.
Arthur Corbellini - 81

Anônimo disse...

O livro é muito interessante pois fala sobre os problemas que nos traz a vida das drogas.Muito legal gostei!!!!

Anônimo disse...

Oi,
Gostei muito do livro Abre-te Sésamo,trata sobre assuntos muito interessantes,em especial as drogas, é um assunto que está gerando muita polêmica ultimamente.
Recomendo o livro a todos os jovens, para que todos ele possam saber como é ruim entrar nas drogas!
Nome: Bárbara Zardo
Turma: 81

Anônimo disse...

o livro Abre-te Sésamo fala de uma menina chamada Angélica que se envolve com drogas e mostra como é difícil a recuperação de um dependente químico e que o apoio da família é fundamental.
Carolina Covolan 81

Anônimo disse...

O livro do Júlio Emílio Braz, é muito bom, pois trata da triste realidade das drogas, como fica a situação da família, dos amigos, e como conseguem sair desse problema.
Juliana Massolini turma 81

Anônimo disse...

Olá!
Adorei a obra Abre-te-Sésamo pois trata um assunto muito comentado nos dias de hoje e que aparece muitos nos jornais,revistas que é o CRACK, atraves da histórias nos conscientizamos dos malefícios das drogas.
Nome:Carina G.V. da Fonseca.